Publicado em: 00/00/0000

O que os treinadores tem em comum? 

Conhecimento enorme do Treino e do jogo. 

Mesmo com tanto conhecimento sobre o treino e o jogo, na realidade o ponto chave são os relacionamentos que criam. Percebem muito bem que somente criando tantos laços conseguem retirar o melhor de cada jogador. Os melhores Treinadores tem um sexto sentido que lhe permite perceber quando os jogadores estão cansados, insatisfeitos, quando querem treinar mais ou menos. 

Por vezes parece que queremos dividir os treinadores em blocos diferentes. Os que primam mais por serem competentes na liderança mas com maiores dificuldades no orientar do processo de treino e do modelo de jogo, e os que pelo contrário, sabem tudo sobre o treino e o jogo, mas sentem maiores dificuldades no trato e no convencer um grupo a lutar por objetivos comuns. Na realidade, a divisão não pode ser feita de forma tão simplificada. Cada contexto é um contexto, e o mesmo treinador poderá “vestir” diferentes “camisas” em diferentes contextos, tudo relacionado com a avaliação que faz do contexto e com a sua inteligência para perceber o que funcionará melhor naquele determinado momento. Que poderá, naturalmente, ser o oposto do melhor num outro momento ou espaço.

Nenhum treinador resiste a temporada toda se o processo não tiver qualidade. 

Quer saber do Treinador pergunte aos jogadores.

Ninguém como os jogadores tem a capacidade para avaliar e perceber o trabalho de um treinador. Em suma, a teoria de que um treinador é muito amigo e muito bonzinho, e por isso, apesar de não perceber ^nada^ de bola, resiste no cargo. Os jogadores profissionais mais do que tudo, querem competência, querem qualidade no processo. Essa é a que norteia posteriormente a liderança. Nenhum treinador teria trabalho fácil em qualquer grupo de trabalho se desde logo tivesse dificuldades no processo. 

Então Mister, qual é o segredo do seu sucesso

O que os Treinadores tem em comum?