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Neurociências têm vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante no mundo do esporte, particularmente no futebol. Esta tendência crescente decorre do reconhecimento de que o desempenho esportivo não é apenas uma questão de capacidades físicas, mas também uma complexa interação de processos cognitivos e psicológicos. Compreender como o cérebro opera e como influencia a performance dos jogadores em campo pode abrir novas portas para métodos de treino mais eficazes e estratégias de jogo inovadoras. A integração das neurociências no treino esportivo permite uma abordagem mais holística, considerando tanto o corpo quanto a mente do atleta.

No futebol, entender o cérebro e os seus processos pode trazer benefícios significativos para o treino e para a performance dos jogadores. Técnicas como o neurofeedback e exercícios cognitivos podem ser utilizados para melhorar a concentração, a tomada de decisão e a rapidez na reação dos jogadores. Além disso, compreender como o stress e a "pressão" afetam o desempenho mental e físico pode ajudar no desenvolvimento de métodos para gerir a ansiedade e aumentar a resiliência em situações de alta exigência.

Focaremos nessa fase no processo de tomada de decisão.

Na literatura encontramos vários métodos de treino em campo para melhorar as habilidades perceptivo-cognitivas no desporto. Um dos métodos populares é o uso de abordagens instrucionais alternativas, que têm ganho popularidade no futebol. Por exemplo, a abordagem "Teaching Games for Understanding" (TGFU) visa melhorar a inteligência tática por meio de situações relacionadas ao jogo, simplificadas e baseadas numa descobertas guiada durante o treino.

Outra abordagem é a Pedagogia Não-linear (NLP), que se baseia em princípios da dinâmica ecológica. A NLP procura alcançar a variabilidade funcional das habilidades através de acoplamentos percepção-ação durante a prática, utilizando desenhos de aprendizagem representativos e uma abordagem facilitadora ao treino. O objetivo é apoiar os jogadores na descoberta de soluções individuais de movimento através de um processo de aprendizagem não linear.

Além disso, a Aprendizagem Diferencial (DL), baseada na teoria dos sistemas dinâmicos, assume que os atletas precisam se adaptar a perturbações constantes em ambientes competitivos dinâmicos. Assim, praticar habilidades com flutuações aleatórias adicionais ("ruído") oferece a oportunidade de explorar e auto-organizar padrões de movimento funcionais individuais.

 

Baseado no exposto anteriormente, críamos dois exercícios de treino destinados a melhorar as habilidades perceptivo-cognitivas, seguindo a abordagem da Pedagogia Não-linear e a Aprendizagem Diferencial.

 

PEDAGOGIA NÃO LINEAR

Objetivos:

  1. Adaptação a situações dinâmicas
  2. Tomada de decisão sob pressão
  3. Percepção e antecipação
  4. Soluções criativas e independentes
  5. Melhoria da comunicação e trabalho em equipe
  6. Melhoria das capacidades técnico-táticas

EXERCÍCIO: TRABALHO DINÂMICO DE TOMADA DE DECISÃO

 

 

Descrição: Jogo reduzido, com jogadores divididos em duas equipes, cada uma usando coletes de cores diferentes. O campo de jogo é delimitado com cones e inclui duas balizas.

Objetivo: Desenvolver a tomada de decisão rápida, percepção situacional, adaptação a mudanças e habilidades técnicas sob pressão.

 

Regras e dinâmicas:

  1. Número de jogadores: 5 contra 5 em campo reduzido.
  2. Início variável: Cada período começa com um cenário de jogo diferente. Por exemplo, um jogador pode começar com a bola em diferentes posições, ou a bola pode ser jogada pelo treinador para iniciar o jogo.
  3. Mudanças de cenário: Durante o jogo, o treinador introduz mudanças aleatórias, como alterar o número de jogadores em campo (por exemplo, adicionando um jogador extra a uma equipa), mudar as regras de pontuação ou limitar o número de toques na bola.
  4. Tempo de jogo: Cada período dura de 3 a 5 minutos, seguido de um breve período de discussão e feedback.
  5. Feedback: O treinador observa e oferece feedback minimalista, incentivando os jogadores a refletirem sobre suas decisões e ações.
  6. Pontuação: Para tornar o exercício mais envolvente, pode-se introduzir um sistema de pontos, por exemplo, uma equipa ganha pontos não só por marcar golos, mas também por conseguir manter a posse de bola sob certas condições.
  7. Reinício rápido: Após um golo ou interrupção, o jogo reinicia rapidamente para manter um alto nível de intensidade.

 

 

APRENDIZAGEM DIFERENCIAL

 

EXERCÍCIOS: "DESAFIOS DE HABILIDADES VARIÁVEIS"

FASE 1 

 

 

Descrição: Este exercício envolve uma série de atividades técnicas, como controle da bola, passe, drible, mas com um elemento de variabilidade e imprevisibilidade introduzido em cada tarefa. Cada jogador dentro do espaço recebe uma bola de um jogador que está fora e deve controlar-la e conduzi-la até outro jogador que esteja fora, tocando nessa fase de posição com ele.

Configuração:

  • Espaço de jogo com cones para marcar áreas específicas.
  • Vários tipos de bolas (diferentes tamanhos, pesos e/ou texturas).
  • Objetos para criar obstáculos (cones, varas,, etc.).

Execução:

  1. Controlo da bola: Jogadores recebem bolas de diferentes tamanhos e pesos aleatoriamente e precisam controlá-las. O objetivo é manter o controlo sob as condições variáveis.
  2. Passe: Organização dos jogadores em pares. Estes devem trocar passes, mas a cada passe, a bola é alterada (diferentes tamanhos e pesos). Isso desafia a precisão e adaptação ao peso e comportamento da bola.
  3. Drible: Colocar obstáculos no campo (cones, varas, etc). Os jogadores devem driblar através desses obstáculos, mas em cada série, a configuração dos obstáculos muda, exigindo adaptação e criatividade no movimento.

 

FASE 2 

 

Jogo reduzido com regras variáveis: Realizar um jogo em espaço reduzido, introduzindo regras variáveis a cada poucos minutos (por exemplo: limite de toques na bola, jogar apenas com o pé não dominante, incorporação de bolas diferentes).

Objetivo: O objetivo é desenvolver a capacidade dos jogadores de se adaptarem a diferentes situações, melhorando a coordenação, o controlo de bola e a criatividade. Ao expor os jogadores a uma ampla gama de situações e desafios, eles devem ajustar-se rapidamente a novas exigências e a encontrar soluções criativas.

Feedback: O treinador deve observar e oferecer feedback, mas de forma a encorajar a auto-descoberta e a experimentação individual.

Por Coach ID

NEUROCIÊNCIAS NO FUTEBOL: UMA REVOLUÇÃO NO TREINO E NA PERFORMANCE