Publicado em: 00/00/0000

A diferença entre dois aspectos, a Idéia de Jogo e o Modelo de Jogo.

A Idéia de Jogo passa por ser como o treinador imagina que a sua equipe jogue, qual a expectativa que ele tem. Por outro lado, partindo das idéias à hierarquização por exemplo, como pretende que os jogadores se relacionem (Joguem), o Modelo de Jogo é algo que guia o Treinador e o conduz durante o processo de operacionalização da modelação tática da equipe.

Para o desenvolvimento das idéias em uma forma de jogar específica, necessitamos compreender que a influência e aspectos como a cultura do clube, país ou região, o contexto do nível competitivo, as características dos jogadores e as idéias do Coach, que serão fundamentais para promover uma cultura tática com base em princípios de jogo. Por consequência, a compreensão da relação destes fatores vai contribuir para a operacionalização de um processo de treino que estimule comportamentos técnico-táticos que correspondam com a modelação do próprio jogar do nosso Modelo de Jogo.

A forma de jogar do Modelo de Jogo deve se basear na concepção de treino pautada em diversas áreas do conhecimento, ao considerarmos o jogo enquanto um sistema complexo. Fundamentado em concepções metodológicas que guiam um processo de treino específico, sendo assim devemos considerar a interação das fases e dos momentos de jogo, das escalas da equipe e da organização dos princípios e sub-princípios que tencionamos para o jogo, permitirá com que as nossas idéias surjam e sejam expressadas pelos jogadores.

Com essas concepções e pressupostos, devemos compreender o que é um Modelo de Jogo e de que maneira podemos desenvolver o nosso jogar, possibilitará ao Treinador uma melhor compreensão da lógica interna do jogo, o capacitando em identificar de que maneira os jogadores desempenham os seus comportamentos e como será possível potencializar suas competências em prol da equipe.

Dessa forma, quando abordarmos o assunto para discutirmos um modelo de jogo e as idéias voltadas para um jogar, já podemos diferenciar o significado de cada um. No entanto, com o desenvolvimento de nossas idéias, os desafios que enfrentamos podem modelar algumas convicções que foram construídas ao longo do tempo. Por mais que tenhamos idéias consolidadas, o Modelo de Jogo estará em permanente construção.


Quais são as suas idéias para as organizações defensiva e ofensiva para iniciar a construção de uma forma de jogar em um Modelo de Jogo?

 

Modelo de Jogo versus a Idéia de Jogo