Publicado em: 00/00/0000

Cada vez mais se fala no espaço entre a linha defensiva e a linha média do adversário, geralmente apenas chamado de “entre-linhas”. Este artigo vai consistir numa análise a esse espaço: como o criar; como o “aumentar”; como ser eficiente nesse espaço; que ações técnico-táticas devemos ter em conta para o aproveitar e ser eficiente.

Como é sabido, no jogo de Futebol existem vários contextos espaço temporais em todas as zonas do campo, ou seja, existe uma relação indissociável entre o Espaço e o Tempo. Quanto mais Espaço o jogador tiver, mais Tempo terá para tomar uma decisão e para executá-la. Portanto, é fundamental criar esse Espaço e ter outros elementos para ser eficiente em termos temporais nesse mesmo Espaço. Outro ponto fundamental é que nesta relação existe uma variabilidade enorme no sentido de num determinado momento o espaço existe, mas basta um passe para o lado, ou uma demora no passe vertical a entrar nesse espaço, para este ficar inacessível. Com isto digo que é fundamental a noção de timing e perceber que o momento em que a bola entra no espaço (neste caso espaço entre-linhas, entenda-se) depende de vários elementos que vão ser demonstrados à frente.

Passando à prática, está aqui um exemplo do PSG onde é identificado esse espaço entre-linhas e onde existe, na minha opinião, dois elementos importantíssimos: 1) o ponta de lança a fixar o defesa na profundidade, obriga-o a recuar e a estar mais preocupado com este que com o portador da bola e com o espaço (!!!), esse recuo do defesa permite aumentar o espaço pois à partida a linha defensiva vai ajustar e existe um aumento da distância para a linha média; 2) a recepção orientada dentro do espaço e o pé com que a bola é recebida. Como já foi dito existe uma relação entre o Tempo e o Espaço, pelo que se o jogador perder algum tempo na recepção ou a tomar uma decisão esse espaço vai fechar rapidamente. Portanto, como vemos no vídeo, a bola é recebida curiosamente com o pior pé do jogador, porém é fundamental para o possibilitar enquadrar logo com o gol.

Nestes exemplos do Manchester City é possível ver de novo a fundamental importância da recepção orientada do pé com que a bola é recebida, toda a orientação corporal e rotação do tronco é importante. Uma boa noção do espaço (visão periférica) também é imprescindível. É possível observar também que temos de novo o ponta de lança a fixar o defesa em profundidade, procurando fazer com que esta não suba e encurte o espaço para a linha média.

Concluindo, deixo alguns elementos que a meu ver são fundamentais no aproveitamento deste espaço:

· Ter pelo menos um jogador a fixar a defesa, não permitindo que esta encurte o espaço para a linha média;

· Atrair os meias adversários à pressão, fazendo com que a linha média adversária suba e se distancie da linha defensiva;

· Boa noção do espaço (visão periférica) do jogador no espaço entre-linhas, procurar ter uma visão perto dos 360º — rodar constantemente a cabeça;

· Recepção orientada para o gol adversário, geralmente feita com o pé mais próximo desta, com o pé de apoio a servir para dar seguimento à condução da bola;

· Quando a bola entra neste espaço é importante que existam movimentos de rotura quer dos extremos quer dos avançados para arrastar ainda mais a linha defensiva para próximo da sua baliza e dar Tempo e Espaço para o portador da bola decidir e agir. E também, logicamente, para dar seguimento à jogada, pois entrar neste espaço é um meio e não o objetivo final.

By Pedro Elias.

Espaço Entre-Linhas