Publicado em: 00/00/0000

Se não pergunto ao técnico por que me colocou, não vou perguntar por que me tirou.

Muitas são as interrogações sobre a relação entre técnico e atleta. Para isso, basta observar um treinamento e tomar consciência de como é fundamental a comunicação entre o treinador e seus jogadores.          A comunicação é a base para poder entabular qualquer relação humana, neste caso o de um grupo tentando formar uma equipe. Para isto, não é somente necessário o trato do técnico até os jogadores, pensando exclusivamente em seu rendimento dentro de campo, mas também a comunicação que este mantém com o grupo e o lado humano de cada um deles.

Por que a maioria dos jogadores não se anima a dialogar com seu técnico?

É importante entender que a relação do técnico com os jogadores é similar a do chefe com seus empregados. Este participa do dia-a-dia na vida de trabalho do seu RH (recursos humanos), assim como o técnico participa da atividade esportiva dos seus jogadores. Por isso, que às vezes é incompreensível que o diálogo entre eles flua tão pouco. No geral a fantasia, a imaginação, do jogador é "se falo talvez me substitua" ou "nunca se aproxima de nós e eu custo para tomar a iniciativa", o outro pretexto é: "eu não tenho que dialogar com o técnico, tenho que jogar dentro do campo de jogo". Se bem que estes argumentos podem ou não ser válidos, considero que a maioria dos jogadores não entabula um vínculo de comunicação com seu líder, devido não saber como manifestar suas emoções através da palavra e apenas por meio da bola. Por outro lado, deparamo-nos com o técnico, por vezes conscientes da importância que é a comunicação dentro de um grupo e às vezes incapaz de perceber que muitos dos seus jogadores possuem a necessidade de se aproximar e se comunicar com ele. Aí que considero fundamental que o líder do grupo (técnico) possa se preparar ou possuir a capacidade para se comunicar com seus atletas quando houver necessidade. Desta forma, não só conseguirá resolver muitas questões que ocorrem dentro do grupo, como também servirá para mostrar aos jogadores que está marcando presença e mostrando capacidade para liderar um grupo.

É o técnico ou o jogador quem deve se aproximar?

Muitas vezes os jogadores sentem e imaginam situações que ficam apenas no plano de suas imaginações. Por último, considero que o técnico deve estar preparado para poder se comunicar e se preparar para saber como fazer, já que nem todos são iguais receptores e tampouco a mensagem se codifica sempre da mesma maneira. Aí, tem-se que prestar atenção às formas de comunicação que se tornam um ingrediente fundamental na condução de uma equipe. 

A Relação Treinador x Jogador – a importância do diálogo