Publicado em: 00/00/0000

A discussão Posição x Função, é uma temática que tem evoluído muito junto com todas as vertentes ligadas ao futebol.


O jogo evoluiu atribuindo maior dinamismo, espaços cada vez mais curtos, um jogo onde perceber o que está acontecendo, antecipar situações e tomar decisões assertivas é imprescindível para o sucesso dentro de campo.

Posição no dicionário é definido como: "situação espacial de um corpo, definida em relação a um ou vários pontos de referência fora dele" ou simplesmente "lugar ocupado por um corpo". Voltado ao futebol, podemos pensar que a Posição é a distribuição inicial de uma equipe, onde os jogadores distribuem-se a partir de muitos fatores que a comissão técnica acredita ser importante para as intenções dentro da partida. Cito o exemplo de um viés estratégico da distribuição da equipe em uma estrutura 1-4-2-4 em momentos ofensivos e 1-4-4-2 em momentos defensivos. E sabemos que as Posições em suas nomenclaturas permitem ter uma noção de Posição e Função dentro do jogo.

Função define-se por papel a desempenhar, ou seja, Cumprir Funções a partir de intenções prévias e análises. O Futebol é dividido em momentos de Organizações e Transições Ofensivas e Defensiva, além das bolas paradas Ofensivas e Defensivas. Nesses momentos ocorrem uma série de ações simultâneas e dinâmicas, que já nos mostram duas funções básicas do futebol que são os momentos em que estamos atacando (momento com bola) e defendendo (momento sem bola).

No jogo, temos diferentes componentes que fazem interações e que temos que estar atentos a todo momento, são elas: Bola,Espaços, Companheiros, Adversários e o Contexto.

Essas componentes são dinâmicas, fazem com que tenhamos muita atenção e saibamos que elas irão variar no jogo. Teremos muitos ajustes durante o jogo, perceber todas essas variáveis é fundamental e Pep Guardiola, em um exemplo sobre saída de bola, contribui que “em Função do que o oponente te oferece, a saída de bola vai ser distinta. Se vai sair em uma linha de 5, 4 ou 3 jogadores”.

É preciso entender o jogo, as circunstâncias, o momento em que estamos e saber que quanto mais funcionalidades conseguir perceber, mais objetivos podem ser atingidos. Nesta ilustração abaixo, trago algumas perguntas que são importantes para desenvolvermos algumas reflexões sobre Função.


Perguntas importantes e que nos fazem refletir a nossa percepção sobre as Funcionalidades de um Jogador dentro de campo. A percepção é um conteúdo que tem uma importância muito grande, tanto para Treinadores, como para jogadores. A pergunta “Quem sou?”, nos leva a pensar em características psicológicas, físicas, técnicas e táticas do jogador e o que ele pode entregar como Função em determinado posicionamento do campo, onde a partir do entendimento das características podemos responder:                                     

Onde estou?”, “O que faço?”, “Com quem faço?” e “Contra quem faço?”.

Entendendo as características dos jogadores, podemos entender quem pode estar próximo, quem tem um perfil para determinada ação, em um contexto de jogo de mata-mata com placar adverso qual jogador suportaria fazer determinada Função e a pressão do jogo.

A pergunta engloba todas as outras e, principalmente, a percepção do atleta com os acontecimentos do jogo, se é um momento ofensivo ou defensivo e quais ações devo fazer para obter sucesso. 

O jogo é circunstancial e, para ilustrar isso nesse exemplo, fica muito claro as relações entre Posição que inicialmente são respeitadas, porém a partir de alguns comportamentos do adversário, percebemos que alguns jogadores cumprem Funções observando todas variáveis apresentadas que é a bola, espaços, companheiros e adversários buscando cumprir suas intenções no contexto explícito, seja ele ofensivo ou defensivo.

Olhar para o futebol e o jogador com a ótica das Funcionalidades é uma tendência, pois, é possível identificar muitos fatores que venham a potencializar os jogadores e suas Funções em Campo, sejam elas no setor onde está posicionado ou no setor ao lado.

Por Andrey Piegas Piffero.

A discussão Posição x Função